Categories
Blog

04 dicas de compliance empresarial para colocar em prática já!

Você já sabe o que é compliance? Nós o seguimos à risca aqui na Result1 e colocá-lo em prática traz inúmeros benefícios e para te ajudar, separamos algumas dicas para auxiliar você a implementar tal recurso no seu negócio já!

Você já sabe o que é compliance? Nós o seguimos à risca aqui na Result1 e colocá-lo em prática traz inúmeros benefícios:

  • Reduz a incidência de fraudes e desconformidades, que geram desvios de recursos.
  • Evita riscos de sanções legais, perdas financeiras e perda de reputação.
  • Aumenta a qualidade das decisões dentro da Organização, reduzindo o custo operacional.
  • E muito mais!

No âmbito corporativo, uma organização está “em compliance” por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete.

Ou seja, ela aplica princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preservando a sua integridade e resiliência, assim como os seus colaboradores. É sobre cumprir com todos os valores de base prometidos pela marca. E para ajudar nesse processo, separamos 4 dicas de compliance empresarial para colocar em prática já! Confira:

1. Simplifique para que seja compreensível:

Para que o compliance seja realmente útil, ele deve ser compreendido. E para que ele seja compreendido, vale tomar alguns cuidados. Verifique se os textos estão objetivos. Quer reforçar algo? Use um exemplo diferente, mas busque não incluir “palavras bonitas” que podem complicar a comunicação.

2. Tenha reuniões agendadas com antecedência e treine os seus colaboradores:

É importante que todos saibam quando e como agir diante de situações que vão contra o que está descrito no programa de integridade da empresa. Já no período de contratação, deve-se avaliar a postura do candidato e fit com a cultura e valores.

3. Sempre analise os riscos:

Além de estar atento aos riscos de cada função de trabalho na empresa, as organizações também devem considerar: risco setor (o governo já conduziu investigações no setor? Existem riscos específicos para o segmento?) e, no caso de grandes corporações, a legislação internacional: como SEC e FCPA.

4. Se afilie apenas a outras empresas que também tenham um excelente compliance:

A Result1 tem o próprio comitê de compliance. Cuidamos dos registros de contratos de financiamento de veículos da sua empresa com agilidade e ética, anulando o seu trabalho manual nesse aspecto e dando suporte constante.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *