A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil acaba de inaugurar um centro logístico para automóveis e vans da marca no Brasil. O novo centro logístico oferece mais de 70 mil peças no portfólio para distribuição aos mais de 200 concessionários da marca no país. A estrutura que contou com um investimento de R$ 76 milhões, fica localizado em Limeira (SP), e possui uma área de armazenagem de 18,5 mil metros quadrados. O local oferece fácil acesso ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e às principais áreas de movimentação comercial em São Paulo.
“A inauguração do Centro Logístico dedicado à Automóveis e Vans é um marco muito importante para o fortalecimento do nosso negócio no país. Foram quase dois anos de trabalho intenso para viabilizarmos esse projeto que traz mais foco no atendimento ao cliente com sustentabilidade em todos os pontos. Cada detalhe do nosso espaço foi pensado para oferecer mais agilidade e eficiência nos processos”, afirma Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
O lançamento do centro logístico também é considerado um passo importante da montadora para o segmento de carros e vans após o Grupo Daimler dividir, em 2021, sua atuação em duas empresas diferentes. A Mercedes-Benz passou a ser responsável pela operação de automóveis e vans, e a Daimler Truck, por caminhões e ônibus.
O head de pós-vendas da empresa, Dirlei Dias, contou que a divisão trouxe mais autonomia e eficiência nas operações. “A grande vantagem da divisão foi poder dar foco em cada um dos negócios. Na área de automóveis temos uma direção clara para luxo e eletrificação, enquanto na de vans queremos nos posicionar como vans premium. Conseguimos ter mais eficiência e ficar mais próximos dos nossos concessionários, oferecendo a melhor experiência para o cliente”, destacou.
Vale ressaltar que até a inauguração do centro logístico em Limeira, a distribuição de peças de reposição para carros e vans da montadora no Brasil ocorria no mesmo espaço que as peças de ônibus e caminhões, em Campinas (SP).
“Desde a separação das empresas em todo o mundo, as peças eram separadas no mesmo local. Agora transferimos todo o material e o faturamento é em Limeira, com um volume atual de 60% para vans e 40% para carros”, explicou Maira Mendes, head de logística da Mercedes-Benz no país. Com informações da Automotive Business e Tecnologistica.
Crédito da imagem: MB.